terça-feira, 4 de junho de 2013

Muito mais do que um sorriso forçado num dia ruim

Esses últimos tempos não tem sido fácil para ninguém mesmo. Para mim tem sido uma reviravolta maior do que eu poderia imaginar acontecer em temporada final de seriado com conflitos sentimentais. Uma mistura de Gossip Girl com Sex And The City, umas piadas meio Two And A Half Men sem esquecer de adicionar algumas tramas dignas de A Usurpadora. Exagero? Sim, a vida trouxe, eu não.

Nos privamos constantemente da alegria do agora pois fomos condicionados a lutar pela realização do depois. O agora tem sido o sufoco de todos os jovens que conheço, temos urgência desde sempre. Queremos a carreira milionária que os jornais, revistas e a televisão dizem que todos precisam ter para serem felizes. O namorado lindo, super tudo que sempre sonhamos, sem defeito algum, como se não tivéssemos nada de ruim em nossa personalidade. A casa e o status de vida perfeitos para que o amanhã seja o "viveram felizes para sempre". Mas esquecemos de uma luta para chegar lá: o suor do agora.

Quantas vezes já não me peguei pensando: queria que essa luta toda para ter algo/alguém terminasse de uma vez e eu chegasse na parte do "enfim venci". O problema não é pensar adiante, não estamos errados em estabelecer metas, planejar ou sonhar acordados. Erramos é quando nos prendemos tanto ao amanhã que não nos focamos no hoje. Eu mesmo posso cair na mesma armadilha amanhã pensando no depois, mas é muito importante reconhecer que sem o agora o depois não rola. Sonhar de braços cruzados vai render um passo adiante? Só no mundo de quem tem alguém que faça por si e até mesmo as pessoas de classe mais elevada hoje em dia não podem sempre contar com fadas madrinhas, pois o mundo é de quem se esforça.

Claro que todos temos o direito de chorar pelas pedras no caminho, nem sempre os dias serão de suor árduo com sorriso no rosto e cheiro de flores por termos nos dedicado, nem sempre a dedicação é o suficiente mas é ela que constrói o alicerce para o reconhecimento. A vida é feita de lutas diárias e temos de conquistar, ou reconquistar, nosso espaço e, se preciso for, reorganizar e restabelecer nossas metas todo o santo dia. Tá certo que por vezes a vida nos impõe mudanças bruscas, mas clichês sejam lembrados: nada é maior do que possamos superar.

O hoje é a condição para que o amanhã exista, então cada gota de suor tem de ser válido e não podemos nos dar ao luxo de perder tempo idealizando sem fazer para acontecer. Ninguém vai me dar uma vida pronta. Chorar? sim, choro ás vezes. Ninguém é de ferro mas viso sempre o que terei depois, minha carreira com meu suor e não com ligações de meus pais a pessoas influentes. A dificuldade trás o mérito que status ou contato algum te da: a competência! Sou mais do que um dia ou um período ruim, sou o que quero de mim. Vale sempre lembrar que, soando clichê ou não, somos muito mais do que um sorriso forçado num dia ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário